Foto Divulgação SSP/BA
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), através do Sistema de Reconhecimento Facial chegou à marca de 1.900 foragidos da Justiça presos, após um homem procurado por roubo na última quarta-feira 18, em Salvador. A captura foi realizada pela Polícia Militar após acionamento do Centro Integrado de Comunicações (CICOM).
Em 2024, o sistema localizou 647 foragidos. Implementada em 2019, a ferramenta utiliza tecnologia avançada para identificar procurados da Justiça em áreas estratégicas de Salvador, municípios da Região Metropolitana e no interior da Bahia. Atualmente, o sistema cobre 80 cidades.
Dos 1.900 capturados, 25% eram procurados por roubo, 21% por homicídio, 13% por tráfico de drogas e 5,7% por estupro. Além disso, 19% dos detidos tinham mandados de prisão relacionados à dívida de pensão alimentícia.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância da tecnologia para as operações de segurança no estado. “Nos últimos 18 meses, ampliamos o uso da tecnologia e conseguimos capturar uma média de dois foragidos por dia na Bahia”, afirmou Werner.
As prisões realizadas pelo sistema de reconhecimento facial ocorreram em diversas cidades baianas, incluindo Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Camaçari, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Jequié, Porto Seguro, Itabuna, e muitas outras.
Fonte-SSP-BA
Matérias Relacionadas
Polícia Federal prende 15 pessoas por desvio de recursos públicos na Bahia
Bahia atinge 12 mil óbitos por câncer em 2024; unidades de saúde ainda enfrentam dificuldades
Policiais Rodoviários Federais são condenados pela morte de Genivaldo Santos