Quatro são presos com ajuda do Sistema de Reconhecimento Facial da SSP

Foto Rafael Rodrigues SSP

Em menos de quatro horas, quatro procurados da Justiça pelos crimes de estupro de vulnerável, roubo, tráfico de drogas, associação e pelo não pagamento de pensão alimentícia foram presos em Salvador, e no interior, com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Prisões aconteceram na manhã e tarde da última sexta-feira (19).

Após 93% de similaridade, o primeiro alerta apareceu nas telas do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) por volta das 9h12. Um homem com mandado de prisão expedido pela 1ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais, Consumidor, Registro Público e Acidente de Trabalho de Ipiaú passou por um dos pontos monitorados pela pasta.

Ele foi encontrado por equipes da 49ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/São Cristóvão) e conduzido para a sede da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), onde teve o mandado cumprido.

As 10h19 um novo alerta. Desta vez um estuprador andava livremente por Simões Filho, na Região Metropolitana, quando houve o alerta de 95% de semelhança com as imagens disponibilizadas pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O homem, com ordem judicial de prisão expedida pela Vara de Jurisdição Plena de Castro Alves, interior baiano foi preso por integrantes da 22ª CIPM e levado para a Polinter.

Uma hora depois uma traficante que estava foragida foi capturada na cidade de Eunápolis, no extremo sul do estado, com a ajuda da tecnologia. A mulher, que tinha um mandado de prisão oriundo da 2ª Vara Criminal da cidade foi encontrada com o auxílio de guarnições da 7ª CIPM (Eunápolis) e levada diretamente para a sede da 1ª Delegacia Territorial (DT) do município.

Já por volta das 13h50 outro assaltante também foi capturado, após chamado de 95% de correspondência também em Simões Filho. O criminoso foi achado graças ao auxílio de policiais que atuam na cidade e foi conduzido para a Polinter.

Com essas prisões sobe para 822 o número de capturados com a ajuda das câmeras inteligentes da SSP.

FonteAscom | Rafael Rodrigues SSP