Em um momento de grande expectativa para os fiéis ao redor do mundo, Leão XIV foi escolhido como novo papa após uma votação realizada no Vaticano, o cardeal americano Robert Francis Prevost, 69 anos.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 8, na Loggia da Basílica de São Pedro, às 19h45 locais (14h14 em Brasília). O protodiácono, cardeal Angelo Mamberti, em meio a um silêncio reverente, citou o nome do novo pontífice e proferiu a famosa frase “Habemus Papam“, que significa “Temos Papa” em latim.
A decisão, fruto de intensas deliberações entre os cardeais reunidos em conclave, representa uma nova direção para a Igreja Católica em tempos de desafios e transformações.
Os cardeais chegaram à decisão após três sessões de voto realizadas dentro da Capela Sistina, em um ambiente de absoluto sigilo. Durante todo o conclave, os participantes permaneceram em clausura, sem acesso a comunicações externas, imprensa ou contato com qualquer pessoa fora do rito – uma tradição que visa garantir liberdade, reflexão e independência na escolha do novo papa.
Matérias Relacionadas
Prorrogas as inscrições do Mais Médicos Especialistas
Embasa identifica mais de 20 ligações clandestinas em distrito de Camaçari
Homens sobem escada de motel e jogam bomba