O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar nesta quarta-feira (12), em Plenário, o julgamento que discute a restrição de idade para que as pessoas possam realizar procedimentos de esterilização. As informações são do Globo.
Atualmente a lei só permite que mulheres e homens com 21 anos ou tenham dois filhos vivos, possam fazer procedimentos como laqueadura e vasectomia. A volta da análise do caso vai acontecer com o voto do ministro Cristiano Zanin.
Os procedimentos de esterilização funcionam como métodos contraceptivos, ou seja, permitem que homens e mulheres optem por não ter filhos.
A chamada “lei do planejamento familiar” estipulava o aval expresso do cônjuge para que os procedimentos fossem feitos, e estabelecia o limite mínimo de 25 anos de idade e passou por uma alteração em 2023, estipulando as regras nos moldes atuais (mulheres e homens com 21 anos ou tenham dois filhos vivos).
O julgamento teve apenas dois votos dos ministros Nunes Marques e Flávio Dino que foram favoráveis à manutenção do limite de idade previsto atualmente.
Matérias Relacionadas
Corpo de dentista será enterrado em sua cidade natal nesta segunda 24
Governo Federal reassume gestão de rodovias na Bahia a partir de maio
Papa tem alta neste domingo, após 37 dias internado