Foto reprodução
O Estado da Bahia, ocupa a segunda posição no Nordeste e a sexta no Brasil em mortes relacionadas ao consumo de álcool, com uma taxa de 37,4 óbitos por 100 mil habitantes. Os dados são divulgado pelo o estudo “Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2024”, elaborado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa).
O estudo revelou que 16 estados possuem taxas de mortalidade por álcool superiores à média nacional, que é de 32,8 mortes por 100 mil habitantes. Gustavo Gomes (nome fictício), de 70 anos, compartilhou sua história de superação após anos lutando contra o alcoolismo. “Cheguei no fundo do poço com a bebida, até que busquei ajuda no Alcoólicos Anônimos. A mudança só acontece quando a pessoa quer”, conta.
As mortes foram divididas em duas categorias: “totalmente atribuíveis”, que incluem intoxicações alcoólicas e dependência, e “parcialmente atribuíveis”, como acidentes de trânsito e doenças agravadas pelo consumo de álcool. O estudo utiliza taxas de mortalidade por 100 mil habitantes para uma comparação mais justa entre os estados.
Matérias Relacionadas
Imprensa internacional destaca cirurgia do Presidente Lula
Bahia atinge 12 mil óbitos por câncer em 2024; unidades de saúde ainda enfrentam dificuldades
Conselho de Saúde cobra celeridade em investigações após mortes de bebês e gestantes em maternidade