Foto reprodução
Um descuido no preparo das refeições pode ser fatal, isso porque as infecções alimentares causadas por Salmonella, bactéria da família das Enterobacteriaceae, podem levar a quadros de sepse, classificada como uma infecção generalizada. É o que alerta o médico Fernando Badaró, que destaca a importância de cuidados básicos de higiene.
“Este quadro pode levar ao choque, aumentando o risco de mortalidade do paciente. Além disso, pessoas diagnosticadas com infecções causadas pela Salmonella podem apresentar hemorragia intestinal, endocardite e até meningite”, alerta o infectologista e professor do curso de medicina da Universidade Salvador (Unifacs).
De acordo com o Ministério da Saúde, a Salmonella pode ser ingerida por meio de alimentos contaminados com fezes de animais, o que acontece, por exemplo, ao se comer carnes e ovos crus ou mal passados ou quando não se lava as mãos antes de cozinhar ou manipular alimentos. Ela também pode ser transmitida pelo contato com água contaminada.
Estima-se que, uma em cada 10 pessoas adoecerá devido ao consumo de algum alimento contaminado no mundo. Esses dados divulgados pelo ministério se referem às Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), que podem estar contaminados por bactérias, vírus, parasitas, toxinas ou produtos químicos.
Conforme o Ministério da Saúde, as orientações para a população quanto à higiene na manipulação e ao preparo dos alimentos, são: lave sempre as mãos, antes, durante e depois de manipular ou consumir alimentos; lave bem os alimentos antes de consumir, especialmente frutas e verduras; a carne deve ser bem cozida ou assada; os ovos devem ser bem cozidos; e evite consumir alimentos em lanchonetes e restaurantes que apresentam condições precárias de higiene e conservação.
Matérias Relacionadas
Imprensa internacional destaca cirurgia do Presidente Lula
Datena é o novo contratado do SBT
Conselho de Saúde cobra celeridade em investigações após mortes de bebês e gestantes em maternidade