Dailton Filho (PSB) atual prefeito de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador, lidera a corrida pela prefeitura em meio a um embate com ex-gestores do município. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Séculus, em parceria com o Bahia Notícias, indica que Dailton aparece à frente dos adversários no cenário espontâneo e no estimulado, além de ser considerado a principal aposta dos eleitores para vencer nas urnas no próximo mês de outubro.
Entre as 377 pessoas ouvidas pela pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-07230/2024, Dailton Filho, aparece com 32,63% das intenções de voto no levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos. Nesse cenário, Jeferson Andrade (União) é citado por 17,51% dos eleitores e Jailton Jajai (PP) por 9,55% – ambos geriram a cidade em períodos distintos. Ainda são citados Paulo Eletricista e Fácil, com 0,27% dos eleitores cada um.
No cenário espontâneo, 36,87% dos indicaram não saber em quem votar ou preferiram não opinar. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.
Com um cenário estimulado, em que são apresentados os nomes dos pré-candidatos a prefeito, Dailton também lidera. Ele aparece com 47,21% das intenções de voto, contra 24,14% de Jeferson e 10,61% de Jailton Jajai. Não souberam ou não opinaram 9,81% dos entrevistados e 8,22% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos citados.
A pesquisa ainda verificou quem os eleitores apostam que deve ganhar a eleição no próximo mês de outubro. Para 56,50% dos pesquisados, o atual prefeito deve permanecer no posto a partir de 2025. Porém 26,53% acreditam na vitória de Jeferson e apenas 6,10% sugerem a vitória de Jajai. Não souberam ou não opinaram 10,88%.
Fonte-Bahia Notícias
Matérias Relacionadas
M. de Deus: Prefeitura distribuirá cesta natalina para famílias com vulnerabilidade social
Corpo de estudante de 12 anos é encontrado após cair em bueiro na RMS
Ônibus tomba na BR-324 e deixa vários feridos