O ex-prefeito de Jacobina, interior baiano, Leopoldo Passos (Solidariedade), não vai concorrer às eleições municipais deste ano, Isso porque, o ex-chefe do Executivo foi condenado pela Justiça por atos de improbidade administrativa, como aponta o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O ex-prefeito, está com os direitos políticos suspensos até 2025, em razão dos danos causados aos cofres públicos, segundo o Cadastro Nacional da Corte.
Leopoldo foi condenado por adquirir, sem licitação, 16 mil quilos de frango para a merenda escolar através da autarquia municipal Panela do Povo, considerada mera intermediária do negócio com uma empresa privada.
O processo caiu nas graças dos populares e ficou conhecido como “Frangogate”, fazendo referência ao escândalo de corrupção, que aconteceu em 1997, durante a gestão de Paulo Maluf, em São Paulo. Na ocasião, o gestor foi acusado de comprar frangos com preços superfaturados.
De acordo com a sentença proferida pelo Juiz Walter Américo Caldas, a autarquia lucrou com a operação, em uma possível tentativa do ex-prefeito de injetar dinheiro na entidade e ocultar a sua má administração.
Fonte-A Tarde
Matérias Relacionadas
Bahia atinge 12 mil óbitos por câncer em 2024; unidades de saúde ainda enfrentam dificuldades
Conselho de Saúde cobra celeridade em investigações após mortes de bebês e gestantes em maternidade
Corpo de Paulo André é encontrado após 48h soterrado