Foto reprodução AFP
O G7, grupo das principais potências ocidentais, formado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá, se reuniu ontem (24), em videoconferência, com o presidente ucraniano para marcar o segundo aniversário da invasão russa ao território vizinho.
“Nos reunimos com o presidente Volodymyr Zelensky para reafirmar nosso apoio inabalável à Ucrânia e saudar, mais uma vez, a coragem e a resiliência do povo ucraniano, que tem lutado incansavelmente por sua liberdade e pelo futuro democrático da Ucrânia”, informou comunicado emitido pela cúpula.
Os países se comprometeram a continuar a apoiar o direito da Ucrânia à autodefesa por meio da celebração e da implementação de acordos bilaterais de segurança, e a manter o trabalho junto a instituições financeiras internacionais e a investidores privados. “Ajudaremos a Ucrânia a suprir suas necessidades urgentes de financiamento e ajudaremos outros países vulneráveis, gravemente afetados pelos impactos da guerra da Rússia.”
Durante a reunião virtual, presidida pela Itália, as potências ocidentais apelaram a Moscou para que cesse imediatamente suas investidas e retire suas forças militares do “território internacionalmente reconhecido da Ucrânia.”


Matérias Relacionadas
Resgate de mulher que caiu durante trilha em Minas Gerais durou mais de 11h
Colisão entre seis veículos deixa dois feridos na BR-324
Batida entre carreta e ônibus deixa mortos e feridos