Foto reprodução
Cerca de treze homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e mais de 20 homicídios ocorridos nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Barro Preto, no sul e extremo sul da Bahia, foram presos nesta sexta-feira (27).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), as prisões ocorreram no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia, durante as ações da “Operação Ancorar”.
Dentre os presos, dois são considerados chefes do tráfico de drogas e existe a suspeita de que comandavam a organização criminosa que se intitula na Bahia como “Bonde do Maluco”, também conhecida como “BDM”, e que atuava no tráfico nas cidades de Santana de Parnaíba, em São Paulo, e no Rio de Janeiro.
Na Bahia, os mandados foram cumpridos na região de Itabuna, Ilhéus e no presídio feminino em Salvador. A SSP-BA informou que 43 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Drogas, documentos e anotações de movimentações financeiras foram apreendidas.
“Além da liderança, o braço financeiro do grupo foi desarticulado. Os presos dos outros estados serão recambiados para a Bahia”, explicou o diretor do Departamentos Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), delegado José Bezerra Alves.
O homem suspeito de comandar a facção criminosa da Bahia foi identificado como João Ricardo Cardoso Mota, conhecido como “Rick” ou “R7”. O foragido da justiça baiana foi localizado na Muzema, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, área dominada por milícia.
Matérias Relacionadas
Prefeitura suspende concurso após MP receber denúncias de favorecimento
Mãe de jovem que desapareceu em ferro-velho diz estar sendo ameaçada por telefone
Suspeitos morrem em confronto com a polícia no IAPI