Foto Divulgação Justiça Eleitoral
Neste domingo (1º), eleitores de todo o Brasil irão às urnas para eleger os novos conselheiros tutelares do país. Na Bahia, a votação para os representantes será feita, pela primeira vez, por meio de urnas eletrônicas em 223 das 417 cidades baianas, com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).
Os demais municípios que não terão os equipamentos eletrônicos utilizarão cédulas em urnas de lona, como sempre é feito. Para votar é necessário ser maior de 16 anos, ter título de eleitor e domicílio eleitoral no município. Serão escolhidos 2.225 conselheiros para compor os 445 órgãos existentes no estado.
Cada eleitor pode votar em apenas um candidato. É preciso apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto, que pode ser o Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte ou a Carteira Profissional. As votações ocorrerão das 8h às 17h.
O ponto de votação pode não ser o mesmo a que o eleitor compareceu nas últimas eleições para cargos do Executivo e do Legislativo, em 2022. Dessa forma, é possível encontrar o ponto correto no site do Tribunal Regional Eleitoral ou da prefeitura da sua cidade.
Os conselheiros possuem mandato de quatro anos. Se quiser se reeleger, o conselheiro tem que se candidatar novamente.
Matérias Relacionadas
Imprensa internacional destaca cirurgia do Presidente Lula
Bahia atinge 12 mil óbitos por câncer em 2024; unidades de saúde ainda enfrentam dificuldades
Datena é o novo contratado do SBT