Foto Divulgação
Os ares de Brasília podem soprar novidades para a Bahia. Com a possibilidade do Partido Progressista reforçar a bancada governista na Câmara dos Deputados, integrando a gestão federal, a legenda no estado já vislumbra a adesão ao governo da Bahia.
Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias com lideranças do partido no estado, existe uma expectativa para o reforço do apoio em Brasília, alterando o panorama na Bahia. A possível troca de Wellington Dias, atual ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, pelo deputado federal André Fufuca (PP-MA) pode promover essa mudança.
O cenário apontado por um interlocutor do partido é que, caso se confirme o ingresso do PP no governo federal, o reflexo pode ser quase que imediato na Bahia. O partido estaria em “compasso de espera” do movimento para aderir formalmente à gestão de Jerônimo Rodrigues (PT). A bancada de deputados estaduais já compõem a base de apoio.
A alteração se daria no cenário “institucional”, já que, desde a alteração do apoio antes das eleições de 2022, quando o então vice-governador João Leão (PP) rompeu com o grupo e apoiou a candidatura de ACM Neto (União) ao governo, o PT e o PP seguem distantes. Com a chegada de Mário Negromonte Jr. à presidente do diretório estadual, a retomada do diálogo também poderia ser facilitada.
Outra possibilidade já vislumbrada por integrantes da legenda na Bahia é da ampliação de espaço na gestão. Alguns deputados já apontam que essa seria a “peça que faltava” para fechar a reaproximação total do partido na gestão. O partido tem almejado uma participação maior na gestão, apesar dos deputados estaduais, através do deputado estadual Niltinho, já terem participado do Conselho Político, “órgão” de debate da gestão com os partidos aliados.
Matérias Relacionadas
Prefeitura suspende concurso após MP receber denúncias de favorecimento
Mãe de jovem que desapareceu em ferro-velho diz estar sendo ameaçada por telefone
Justiça Eleitoral retoma atendimento para quem quer tirar ou regularizar o título