Os ministros Renan Filho (Transportes), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional) anunciaram nesta terça-feira (11), ao lado do governador Paulo Dantas, ajuda humanitária emergencial para as famílias atingidas pelas chuvas em Alagoas.
Em solenidade ocorrida no Palácio República dos Palmares, em Maceió, os representantes do governo federal informaram que, em princípio, será liberado um auxílio no valor de R$ 800 para cada família afetada nos 32 municípios que tiveram a situação de emergência reconhecida pelos governos estadual e federal.
Segundo o ministro Wellington Dias, neste primeiro momento os recursos serão utilizados para aquisição de colchões, alimentos e material de limpeza. “Além disso, o governo federal autorizou a liberação de quatro mil cestas de alimentos – era o número que a gente tinha no primeiro momento –, mas [faremos] o atendimento do que for necessário”, garantiu o ministro.
Dias revelou também que o governo federal solicitou à Caixa Econômica que as famílias cadastradas no Bolsa Família nos municípios que tiveram a situação emergencial decretada possam receber o auxílio primeiro, sem a necessidade de seguir o cronograma de saques estabelecido pelo banco. Habitualmente, o pagamento é escalonado, com início no dia 20 e término no dia 31.
“São R$ 388 milhões que serão antecipados, e isso ajuda às famílias, não só as desabrigadas, mas aquelas que estão nos municípios afetados.
Matérias Relacionadas
Imprensa internacional destaca cirurgia do Presidente Lula
Datena é o novo contratado do SBT
Conselho de Saúde cobra celeridade em investigações após mortes de bebês e gestantes em maternidade