Foto reprodução GOVBA
A Bahia se consolidou como líder na produção bovina do Nordeste, com mais de 13 milhões de cabeças de gado. A informação foi passada pela a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
Segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), o levantamento foi feito durante a última campanha de vacinação, em abril deste ano, e aponta que o rebanho baiano chegou a 13.180.904 cabeças, colocando o estado como o sétimo maior produtor do país.
Na distribuição regional, a bacia do Rio Grande, no oeste baiano, lidera com 1.294.905 cabeças de gado. Em seguida vem o extremo sul, que conta com 1.109.709 cabeças, e o médio sudoeste, com 1.084.478. Entre os municípios com os maiores rebanhos estão Santa Rita de Cássia, Wanderley, Cotegipe, Itamaraju, Itanhém, Medeiros Neto, Itarantim, Itambé e Itapetinga.
Para o diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, o crescimento do rebanho e a qualidade da produção são resultado de uma parceria eficaz entre o setor público e os pecuaristas baianos, que têm seguido rigorosas medidas sanitárias. Segundo ele, essa colaboração é essencial para a prevenção de doenças e o avanço da pecuária no estado.
Fonte-Noticias de Santaluz
Matérias Relacionadas
Carro da Coelba capota durante serviço no interior baiano
Mulher é agredida com ácido no rosto em bairro de Salvador
Explosão em fábrica da Braskem em Camaçari provoca incêndio