Foto reprodução
O cenário epidemiológico da dengue no Brasil está cada vez mais grave. Nos primeiros 27 dias de 2024 já ocorreram 12 mortes em decorrência da doença, sendo que há ainda 85 em investigação e mais de 120 mil casos prováveis em todo país.
Os dados são do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, atualizados ontem. Devido à situação, Acre, Distrito Federal e Minas Gerais decretaram situação de emergência.
O governo de Minas Gerais publicou, neste sábado (27), decreto emergencial em virtude das 11.490 confirmações de dengue nas três primeiras semanas do ano. A medida permite que o governador tome atitudes administrativas para conter o avanço da doença, como a aquisição de insumos, materiais, e contratação de serviços necessários.
O texto ainda instala o Centro de Operações de Emergências de Arboviroses, coordenado pela Secretaria de Saúde, para acompanhar a evolução dos casos. O decreto tem vigor de 180 dias.
Conforme o painel, apesar de Minas Gerais estar em terceiro lugar no número de incidência da dengue, os casos prováveis contabilizam 34.198 — mais que todos os outros estados que formam o ranking. A possível confirmação da doença nessas pessoas pode inserir MG em patamar similar ao mais grave do Brasil atualmente.
Correio Braziliense
Matérias Relacionadas
STF nega habeas corpus ao ex-jogador Robinho
Baiano é preso na Argentina após ser condenado por ataques do 8 de janeiro
Incêndio em hospital deixa 10 crianças mortas e várias feridas