Foto Reprodução Redes Sociais
Uma ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), contra o município de Remanso, interior da Bahia, na gestão do prefeito Marcos Palmeira (PCdoB). O objetivo da ação é garantir a implementação de políticas públicas voltadas ao controle de zoonoses e à proteção de animais abandonados nas vias públicas na cidade.
A ação foi motivada ainda pela falta de um Centro de Controle de Zoonoses no Município; a ausência de médico veterinário em atuação regular; falta de campanhas permanentes de vacinação e castração de cães e gatos; além do aumento descontrolado da população de animais em situação de rua.
Na ação, o MPBA requer que a Justiça determine a criação e estruturação de um Centro de Controle de Zoonoses; implante um programa de controle populacional de cães e gatos, por meio de castração e acompanhamento veterinário; e promova campanhas periódicas de vacinação e vermifugação. Além disso, o MPBA requer que o Município apure casos de maus-tratos e abandono de animais, identificação dos tutores e encaminhamento à autoridade policial.
Matérias Relacionadas
Ministro Alexandre de Morais amplia inquérito contra deputado federal Eduardo Bolsonaro
Efeito tarifaço: Bahia, Pernambuco e Ceará paralisam importações de pescados para os EUA
PT realiza eleição para escolha de novos presidentes