Foto: PMBA
A Igreja São João Batista, um dos monumentos mais antigos e simbólicos do sul da Bahia, foi arrombada e teve seu interior vandalizado na tarde de quarta-feira,30, em Trancoso, distrito de Porto Seguro na Bahia. O templo teve imagens sacras quebradas e o sacrário, local onde são guardadas as hóstias consagradas, violado, configurando profanação ao Santíssimo Sacramento.
Segundo informações da Polícia Militar, após serem acionadas, equipes do 8º Batalhão realizaram diligências na região e conseguiram localizar um homem em aparente surto, apontado como o autor do ato de vandalismo. Ele foi detido, encaminhado para uma unidade de saúde e, após atendimento médico, apresentado à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado.
A Diocese de Eunápolis, responsável pela igreja, divulgou imagens que mostram o interior do templo com objetos litúrgicos quebrados, esculturas religiosas danificadas e o sacrário completamente violado. Em nota, a instituição lamentou profundamente o ocorrido.
Construída em 1656 por jesuítas, a Igreja São João Batista é um dos principais marcos da colonização portuguesa no litoral baiano.


Matérias Relacionadas
Polícia prende homem de 25 anos suspeito de estuprar mulher após encontro
Coordenador da Defesa Civil de Madre de Deus participa da Cop30 em Belém
Alerta de tempestade com granizo em oito estados brasileiros