Foto: PMBA
A Igreja São João Batista, um dos monumentos mais antigos e simbólicos do sul da Bahia, foi arrombada e teve seu interior vandalizado na tarde de quarta-feira,30, em Trancoso, distrito de Porto Seguro na Bahia. O templo teve imagens sacras quebradas e o sacrário, local onde são guardadas as hóstias consagradas, violado, configurando profanação ao Santíssimo Sacramento.
Segundo informações da Polícia Militar, após serem acionadas, equipes do 8º Batalhão realizaram diligências na região e conseguiram localizar um homem em aparente surto, apontado como o autor do ato de vandalismo. Ele foi detido, encaminhado para uma unidade de saúde e, após atendimento médico, apresentado à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado.
A Diocese de Eunápolis, responsável pela igreja, divulgou imagens que mostram o interior do templo com objetos litúrgicos quebrados, esculturas religiosas danificadas e o sacrário completamente violado. Em nota, a instituição lamentou profundamente o ocorrido.
Construída em 1656 por jesuítas, a Igreja São João Batista é um dos principais marcos da colonização portuguesa no litoral baiano.
Matérias Relacionadas
Colisão entre dois veículos, deixa feridos na BA-263
Temporal alaga feira livre de cidade baiana
Justiça suspende lei que criava vagões exclusivos para mulheres no metrô de Salvador