Foto Reprodução / PT
Vitorioso nas últimas cinco eleições ao governo da Bahia, tendo o governador Jerônimo Rodrigues, filiado ao Partido dos Trabalhadores, o (PT) chega para o pleito municipal de 2024 com um número de prefeitos maior do que elegeu em 2020. Em levantamento promovido pelo Bahia Notícias, os dados apontam que o PT possui 48 prefeituras pelo estado, em quarto lugar, atrás apenas do PSD, Avante e o PP.
Com crescimento de 45% desde 2020, quando saiu das urnas com 33 cidades sob sua gestão, o PT atualmente está organizado em 394 municípios, com diretórios municipais ou comissões provisórias. “A gente já tem 110 candidaturas a prefeito validadas, 47 candidaturas a vice validadas e já estamos presentes em mais de 200 municípios, pelo menos, com chapas de vereadores e vereadoras”, disse o presidente da legenda no estado, Éden Valadares.
A legenda já vinha buscando uma expansão no comando de prefeituras da Bahia, já que o partido possui os principais cargos político. Com a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2022, além da manutenção do comando no estado, com a vitória de Jerônimo Rodrigues ao governo, a perspectiva é de ampliar a legenda.
Matérias Relacionadas
Carro da Coelba capota durante serviço no interior baiano
Mulher é agredida com ácido no rosto em bairro de Salvador
Queda de elevador deixa dois homens mortos em prédio de alto padrão