Foto Divulgação/PF
Um arsenal composto por metralhadoras, pistolas, fuzis, munições, granadas e silenciadores foi apreendido por agentes da Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco), do Ministério Público, durante operação realizada na manhã desta terça-feira (21), contra suspeitos de envolvimento em roubos conhecidos como” novo cangaço”. Os investigados também tiveram R$ 4 milhões em bens sequestrados, por decisão judicial.
Ao todo, a Operação Baal cumpriu 13 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Piracicaba, Mairinque, Buri (SP), Xique-Xique (BA), Timon (MA) e Corrente (PI).
Os investigadores apontam que as armas e munições usadas pelos criminosos nas ações vieram de Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs).
Segundo o MP-SP, as investigações iniciaram a partir de informações provenientes da tentativa de roubo a uma base de valores na cidade de Confresa (MT),em abril de 2023. Na ocasião, criminosos foram presos ou mortos no confronto com as forças de segurança, sendo um deles residente de São Paulo e integrante do PCC. Os detidos revelaram que essa e outras ações semelhantes foram financiadas pela facção.
A operação desta terça-feira contou com o apoio operacional de equipes da ROTA, da 10ª Companhia de Força Tática e do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Fonte- O Globo
Matérias Relacionadas
Mulher é agredida com ácido no rosto em bairro de Salvador
Baiano é preso na Argentina após ser condenado por ataques do 8 de janeiro
MS divulga novas estratégias para auxiliar estados e municípios na construção de UBS