Foto Divulgação Sesab
A assistência ao paciente com câncer será ampliada na Bahia com a implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Prado Valadares (HGPV), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) instalada em Jequié, interior baiano.
Para a abertura do novo serviço, está sendo investido cerca de R$1 milhão. A entrega do novo equipamento deve ser feita ainda no mês de agosto. A Unacon beneficiará os moradores de Jequié e região que não mais precisarão se deslocar para Salvador ou Itabuna para terem atendimento especializado.
O serviço, que contará com doze poltronas para quimioterapia, estará organizado para oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos para investigação e confirmação diagnóstica, tratamento cirúrgico, tratamento quimioterápico, cuidados paliativos e possíveis intercorrências clínicas.
A estrutura contará ainda com cinco consultórios médicos, dez leitos de internação clínica, dez leitos de internação cirúrgica e três leitos de UTI, além de todo aparato de apoio diagnóstico como radiologia convencional, ressonância magnética, ultrassonografia, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, endoscopia urinária, anatomia patológica e patologia clínica.
A expectativa é que sejam realizadas na Unacon ao menos 650 cirurgias em oncologia e 5.300 sessões de quimioterapia por ano.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que esteve verificando as obras de implantação da unidade nesta quinta-feira (10), destacou que estando instalada no HGPV, a Unacon conseguirá ofertar todos os outros serviços de alta complexidade que dão anteparo à assistência em oncologia. “Tomamos a decisão acertada de implantar a Unacon em um hospital público. Ainda ampliaremos o total de poltronas de quimioterapia em relação a outra habilitação que estava em curso. Lá eram nove”, afirmou Roberta Santana.
Sesab
Matérias Relacionadas
Polícia Militar apreende cerca de 300 kg de maconha no interior baiano
Lanchas envolvidas em acidente não tinham autorização para transporte; diz Agerba
Carga de micro-ondas é recuperada durante ação da polícia