O presidente Lula anunciou nesta terça-feira (14), em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, a entrega de 2.745 moradias em 9 municípios do Brasil. As entregas foram iniciadas no município baiano, com entrega de 684 unidades em dois conjuntos habitacionais, além de mais 600 unidades em Minas Gerais, também com dois residenciais. As entregas em outros estados acontecerão até o final da semana.
A cerimônia desta segunda teve a presença e participação do senador Jaques Wagner (PT), do ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia Rui Costa (PT), do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) e do vice-governador Geraldo Júnior (MDB).
“Quem não tem casa, tem pressa. Quem não tem água, tem pressa. Quem não tem escola, tem pressa. Aqui na Bahia, o senhor não precisa se ocupar em pedir, dê a ordem, que sua equipe está pronta, mas nós também estamos”, declarou Jerônimo Rodrigues.
De acordo com o governo federal, a meta é contratar, até 2026, 2 milhões de moradias pelo país. Uma das novidades é o retorno da Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, agora voltada para famílias com renda bruta de até R$ 2.640. Nos últimos 4 anos, a população com essa faixa de renda foi excluída do programa.
A ideia agora é de que até 50% das unidades financiadas e subsidiadas sejam destinadas a esse público. Também acontecerá a ampliação da inclusão da locação social, possibilitando a aquisição de moradia urbana usada e a inclusão de famílias em situação de rua no programa.
Metro1
Matérias Relacionadas
Prefeitura suspende concurso após MP receber denúncias de favorecimento
Justiça Eleitoral retoma atendimento para quem quer tirar ou regularizar o título
Menos de 40 cidades da Bahia buscam recursos federais para o desenvolvimento urbano