O início da greve dos professores de Feira de Santana, distante 100 km de Salvador, deflagrada nesta quinta-feira (31), registrou momentos de tensão. Docentes e até vereador foram repreendidos com uso de spray de pimenta. Segundo o Acorda Cidade, diversos vídeos que circulam nas redes sociais mostram cenas de guardas municipais expulsando professores do interior da prefeitura.
Os fatos tiveram início na tarde desta quinta-feira (31) e se estenderam até a noite. Cerca de 30 professores ainda estavam no prédio por volta das 20h30. Guardas municipais também aparecem em imagens usando extintores de incêndio contra os manifestantes, que revidaram a ação com cadeiradas.
O vereador Jonathas Monteiro é um dos que aparece tentando negociar, mas leva rajada de extintor. Os professores resolveram ocupar a prefeitura desde o final da manhã desta quinta quando decretaram greve por tempo indeterminado. Nas redes sociais, o prefeito Colbert Martins Filho se pronunciou e disse que não compactua com gestos de violência.
Veja a Nota na íntegra
Minha gente de Feira de Santana, estamos dialogando com os professores, através da secretaria de educação, ouvindo as pautas e demandas da categoria.
Na noite de ontem, dia 30, nos reunimos com os interlocutores, onde firmei compromisso de pagar o Piso Nacional dos Professores, conforme recomenda a legislação. Logo, nenhum professor da rede municipal de ensino receberá menos que o piso salarial correspondente pago pelo Fundeb.
A greve é sempre um instrumento legal de reivindicação da classe trabalhadora. Mas, entendemos que esse é um mecanismo que deve ser utilizado quando não existe o diálogo e a busca pelo entendimento. Essa não é a realidade em Feira, onde estamos em busca de uma resolução. Uma greve neste momento, prejudica o nosso diálogo e também os alunos, que acabaram de retomar as aulas presenciais e o ano letivo. Os nossos alunos foram muito prejudicados por conta da pandemia nesses dois anos, essa paralisação é mais um atraso para nossos estudantes.
B. Notícias
Matérias Relacionadas
Explosão em fábrica da Braskem em Camaçari provoca incêndio
Três homens são presos com revolver calibre 38 em Dias d’Ávila
Candeias terá uma mega loja do Super Revel