M. de Deus: Com quase 90% de acerto, garoto de 13 anos fica entre os melhores do Brasil em Olimpíada de Matemática

O estudante baiano Nykolas Nascimento de Jesus, de 13 anos, foi um dos seis a ganhar uma medalha de ouro na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2021, (OBMEP).

Aluno do 8ª ano, da Escola Municipal Magalhães Neto, e morador de Madre Deus, distante 63 km, de Salvador, Nykolas é o único do município, e, um dos 06 alunos do estado da Bahia, a conquistar medalha olimpíada de matemática com 88% de acerto.

O menino tímido, de fala mansa, se dedica com afinco aos estudos. Em casa, são várias horas, do começo da manhã até o final da tarde, divididas em matemática e o restante para as demais disciplinas.

O anuncio do resultado aconteceu no dia 18 de janeiro de 2022, onde o estudante disputou com mais de 17 milhões de alunos de todo o Brasil, ficando em 99º lugar, no total de 200 medalhistas de ouro em todo o país.

A 1ª, e 2ª fase da Olimpíada de Matemática de Escolas Públicas, ocorreram nos dias 30 de junho e 06 de novembro, de 2021. As premiações devem acontecer ainda esse ano, no Rio de Janeiro.

As cidades baianas que tiveram alunos premiados com medalhas de ouro, foram: Condeúba (1), Madre de Deus (1), Simões Filho (1) e Salvador (3).