Bahia atinge 12 mil óbitos por câncer em 2024; unidades de saúde ainda enfrentam dificuldades

Foto Divulgação

Durante o ano de 2024, a Bahia registrou 27.852 internamentos e 12.132 pessoas morreram vítimas de câncer na rede estadual de saúde pública. Os números foram disponibilizados ao Bahia Notícias pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). 

Por conta da doença não ser de notificação obrigatória, não foram encontrados dados relacionados ao número de diagnósticos na rede de saúde. Nos atendimentos e serviços oncológicos para pacientes que enfrentam essa enfermidade, o estado conta com 23 unidades de saúde. 

Desta lista, algumas unidades são o Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), além de hospitais. Um desses equipamentos é o Hospital Aristides Maltez (HAM), localizado no bairro de Brotas. 

Segundo Humberto Luciano, superintendente da Liga Bahiana contra o Câncer, mantedora do Aristides, a cobertura do hospital nesses casos chega até 70%, necessitando de aprimoração. 

“Hoje o HAM atende 25% de todos os casos de câncer da Bahia.  Alguns tumores chegam a 70%. A capacidade instalada do HAM já está completa, precisamos aprimorar na qualidade de alguns tratamentos e diagnóstico, a exemplo de cirurgia robótica, PET-CT, transplante de medula óssea, centro de pesquisa clínica, dentre outras coisas. O que a Bahia precisa é de mais dois Aristides Maltez pelo interior do estado”, revelou.