Foto: NIAD
Um novo subtipo do vírus influenza, que ficou conhecido como gripe K, tem chamado a atenção de autoridades de saúde e foi, recentemente, identificado no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, até o momento há 4 casos confirmados de gripe causados pela nova cepa.
“Um importado, no Pará, associado a viagem internacional, e três no Mato Grosso do Sul, que seguem em investigação para confirmação da origem. A amostra do caso do Pará foi analisada pela Fiocruz/RJ, laboratório de referência nacional, enquanto as amostras do Mato Grosso do Sul foram processadas pelo Instituto Adolfo Lutz (SP)”, diz a pasta em nota.
“Nas duas situações, os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) dos respectivos estados identificaram a presença do vírus e enviaram para os laboratórios de referência nacional para sequenciamento, conforme os protocolos da vigilância”, continua.
De acordo com o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que analisou a amostra proveniente do Pará, o caso identificado na região Norte ocorreu ainda no final de novembro e foi de uma paciente do sexo feminino, adulta e estrangeira, oriunda das ilhas Fiji. Por isso, o caso foi classificado como importado.
Fonte-O Globo


Matérias Relacionadas
Com sinais de embriaguez, motorista bate carro em postes e deixa mulher de 32 anos morta
Ministro doa sangue e reforça vacinação de gestantes para proteger bebês
Polícia prende homem de 25 anos suspeito de estuprar mulher após encontro