Coordenador da Defesa Civil de Madre de Deus participa da Cop30 em Belém

Foto Divulgação

Belém virou epicentro do debate nacional sobre resiliência e prevenção de desastres.

O evento *”Pontes da Resiliência – Defesa Civil Conectando Saberes,”* foi realizado entre os dias 20 e 22 de novembro. Representantes de 70 municípios Brasileiros se uniram para fortalecer a atuação da Defesa Civil no Brasil.

Promovido pelo *Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Defesa Civil das capitais e grandes cidades* (FNDC), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o encontro encerrou no último sábado, 22, no Auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), em Belém.

Segundo o coordenador Municipal de Defesa Civil de Madre de Deus, *Girlécio Rodrigues*, o encontro teve o propósito de Integrar institucionalmente e consolidar estratégias conjuntas de prevenção, mitigação e respostas a riscos e desastres. Além disso, o evento ganha destaque por sua realização em paralelo à COP30 que ocorreu em Belém.

Para o presidente do FNDC e também diretor geral da Defesa Civil de Salvador, *Sosthenes Macêdo*, há necessidade de financiar a resiliência para evitar grandes perdas.

“O financiamento da resiliência não é um custo, mas sim uma economia de vidas e recursos. Como discutimos no tema central: ‘Financiar resiliência é dizer não aos desastres’. Precisamos de uma política nacional robusta para a prevenção, e atuação com eficácia antes, durante e após qualquer evento crítico.” Ressaltou Macêdo.