Uma megaoperação das polícias Civil e Militar nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio, deixou um policial civil morto e ao menos outro seis agentes feridos, na manhã desta terça-feira,28. Dois suspeitos que seriam da Bahia também morreram. Seis outras pessoas, entre elas duas apontadas pela polícia como suspeitos, também foram atingidas.
O objetivo da ação é cumprir mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho (CV), 30 deles de fora do Rio, escondidos nos dois conjuntos de favelas, identificados pela investigação como bases do projeto de expansão territorial do CV. Até o momento, 23 pessoas foram presas e dez fuzis apreendidos na ação, que mobiliza 2,5 mil policiais e também promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ).
Marcus Vinícius – policial civil da 53ª DP (Mesquita) que era conhecido como Máskara. Ele morreu no Hospital estadual Getúlio Vargas
Quatro policiais civis
Três policiais militares
Dois homens apontados como traficantes vindos da Bahia, que morreram em confronto na chegada das equipes
Quatro moradores
Um cabo do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi o primeiro a ser atingido durante o confronto. Ele estava numa região de mata conhecida como Vacaria e foi ferido de raspão, segundo a PM. O agente foi levado para o Hospital Central da corporação. Estão feridos ainda um morador em situação de rua, dois homens e uma mulher que estava numa academia. Já entre os presos está o operador financeiro de Edgard Alves de Andrade, o Doca, apontado como um dos principais chefes da cúpula do CV na Penha. Edgard Alves de Andrade, o Doca, apontado como um dos principais chefes da cúpula do CV na Penha.
Moradores dos conjuntos de favelas, formados por 26 comunidades, usam as redes sociais para relatar intensos tiroteios. Fogo foi ateado em barricadas e foi possível ver colunas de fumaça à distância. Policiais foram atacados por granadas lançadas por drones, afirmou o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, em entrevista ao Bom Dia Rio. O telejornal mostrou ainda criminosos fugindo por uma área de mata. Há desvios em linhas de ônibus e unidades de saúde e educação com funcionamento suspenso.



Matérias Relacionadas
Ginastas brasileiras aproveitam viagem pela Indonésia
Aposentada tem prejuízo de R$ 26 mil após cair no golpe da falsa atendente
Operação contra o tráfico de drogas mira Influenciadora ‘ervoafetiva’ na Bahia