Foto Fernando Frazão / Bahia Notícias
O Estado da Bahia, possui um total de 233 bibliotecas públicas em atividade. É o que apontam os dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), atualizados em junho de 2024.
O levantamento, alimentado no âmbito estadual pela Fundação Pedro Calmon, vinculada ao Governo do Estado, indica que 222 dos 417 municípios baianos, o equivalente a 53,2%, garantem o acesso público gratuito a acervos bibliográficos.
Nesta quarta-feira (23), em que se celebra o Dia Mundial do Livro, o Bahia Notícias realizou um levantamento que ajuda a espelhar o acesso dos baianos a acervos bibliográficos públicos na Bahia. Entre os tipos de acervo disponíveis no levantamento do SNBP, estão bibliotecas estaduais, financiadas e mantidas pelo Governo Estadual, e as municipais, geridas pelas prefeituras de cada município. Estas últimas são a maioria.
Os dados da Fundação Pedro Calmon (FPC), indicam que 97% das bibliotecas públicas baianas são de responsabilidade municipal, totalizando 228 das 233. O Governo do Estado, por sua vez, gerencia 5 unidades, todas localizadas em Salvador. Essa concentração de acervos públicos na capital baiana também se reflete em números: aproximadamente 0,8% da população baiana acessou as bibliotecas públicas estaduais em 2024.
No cenário nacional, a pesquisa Cultura nas Capitais, realizada pelo Ministério da Cultura visando analisar o acesso da população a atividades culturais, registra que o acesso a bibliotecas entre os soteropolitanos é de 19% da população, enquanto a média nacional é de 25% entre as capitais brasileiras.
Bahia Notícias


Matérias Relacionadas
Polícia prende homem de 25 anos suspeito de estuprar mulher após encontro
Coordenador da Defesa Civil de Madre de Deus participa da Cop30 em Belém
Alerta de tempestade com granizo em oito estados brasileiros