Chineses são resgatados em condições de escravos em obra da BYD em Camaçari

Foto reprodução

Cerca de 163 trabalhadores chineses foram resgatados nesta segunda-feira (23), em condição análoga à escravidão no canteiro de obras onde é construída a fábrida da montadora Build Your Dreams (BYD) em Camaçari, região metropolitana de Salvador (RMS). Os alojamentos e a construção foram interditados. 

Todos os trabalhadores resgatados são chineses. A ação foi comunicada à empresa e ao Jinjiang Group, uma das empreiteiras contratadas para realizar a obra.

Conforme o Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, parte dos resgatados continua em um alojamento e o outro grupo foi encaminhado para um hotel, mas não poderão trabalhar e terão os contratos de trabalho rescindidos. 

Em coletiva de imprensa na tarde de hoje, representantes do MPT, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) relataram as condições encontradas no canteiro de obras. 

Como relataram as autoridades, os resgatados estão com a saúde mental e física completamente comprometidas. A interdição da obra será válida até que a Jinjiang se adeque às normas para um ambiente seguro de trabalho.