Foto reprodução
Cerca de 163 trabalhadores chineses foram resgatados nesta segunda-feira (23), em condição análoga à escravidão no canteiro de obras onde é construída a fábrida da montadora Build Your Dreams (BYD) em Camaçari, região metropolitana de Salvador (RMS). Os alojamentos e a construção foram interditados.
Todos os trabalhadores resgatados são chineses. A ação foi comunicada à empresa e ao Jinjiang Group, uma das empreiteiras contratadas para realizar a obra.
Conforme o Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, parte dos resgatados continua em um alojamento e o outro grupo foi encaminhado para um hotel, mas não poderão trabalhar e terão os contratos de trabalho rescindidos.
Em coletiva de imprensa na tarde de hoje, representantes do MPT, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) relataram as condições encontradas no canteiro de obras.
Como relataram as autoridades, os resgatados estão com a saúde mental e física completamente comprometidas. A interdição da obra será válida até que a Jinjiang se adeque às normas para um ambiente seguro de trabalho.
Matérias Relacionadas
Avião fabricado no Brasil caiu no Cazaquistão com 67 pessoas
Morre aos 43 anos, Ana Paula esposa de Flavinho vocalista do Pagod’Art
Homem morre e mulher fica ferida após incêndio atingir casa