Foto: Reprodução / Redes Sociais
Um baiano de Vitória da Conquista, foi preso na última quinta-feira (14), em La Plata, na Argentina, por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Joelton Gusmão de Oliveira, 47 anos, e sua esposa Alessandra Faria Rondo, também está foragida e ainda não foi localizada pelas autoridades argentinas.
Em junho deste ano, o governo argentino enviou ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil uma lista com nomes de brasileiros que haviam solicitado refúgio no país após a condenação dos envolvidos pelos atos, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Desde outubro, o ministro Alexandre de Moraes havia solicitado a extradição dos envolvidos, mas a situação mudou após alterações na legislação argentina, que agora proíbe a concessão de refúgio a pessoas condenadas por crimes graves, como os atos de terrorismo.
Embora haja proximidade política entre o presidente da Argentina, Javier Milei, e o ex-presidente Jair Bolsonaro, o governo argentino reiterou que não haveria pacto de impunidade para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, e que as decisões da Justiça brasileira seriam seguidas.
Matérias Relacionadas
Carro da Coelba capota durante serviço no interior baiano
Explosão em fábrica da Braskem em Camaçari provoca incêndio
Incêndio em hospital deixa 10 crianças mortas e várias feridas