Baiano é preso na Argentina após ser condenado por ataques do 8 de janeiro

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um baiano de Vitória da Conquista, foi preso na última quinta-feira (14), em La Plata, na Argentina, por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Joelton Gusmão de Oliveira, 47 anos, e sua esposa Alessandra Faria Rondo, também está foragida e ainda não foi localizada pelas autoridades argentinas.

Em junho deste ano, o governo argentino enviou ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil uma lista com nomes de brasileiros que haviam solicitado refúgio no país após a condenação dos envolvidos pelos atos, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde outubro, o ministro Alexandre de Moraes havia solicitado a extradição dos envolvidos, mas a situação mudou após alterações na legislação argentina, que agora proíbe a concessão de refúgio a pessoas condenadas por crimes graves, como os atos de terrorismo.

Embora haja proximidade política entre o presidente da Argentina, Javier Milei, e o ex-presidente Jair Bolsonaro, o governo argentino reiterou que não haveria pacto de impunidade para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, e que as decisões da Justiça brasileira seriam seguidas.