Foto reprodução
No próximo dia 6 de outubro, a população baiana vai às urnas para escolher seus representantes para o Executivo e Legislativo municipais. Um levantamento feito pela reportagem do Portal Salvador FM mostra que, dentre os candidatos aos cargos eletivos de prefeito, vice-prefeito e vereador, há 476 postulantes quilombolas e 161 indígenas.
Do total de candidaturas indígenas, duas estão concorrendo ao posto de vice-prefeito e 159 disputam o cargo de vereador nas cidades baianas. Em 2020, foram 134 candidaturas de indígenas no estado. A plataforma disponibilizada pelo TSE não informa o quantitativo de candidatos quilombolas que foram às urnas há quatro anos.
Já entre as candidaturas quilombolas, 19 são postulantes ao posto de vice-prefeito. Do total, quatro concorrem ao cargo de prefeito. Em Licínio de Almeida, Ednaldo Carvalho (PSB) é candidato a prefeito com outro quilombola concorrendo na vice: Egner Ribeiro (Avante).
Outra chapa formada por quilombolas foi apresentada à Justiça Eleitoral em Maraú. Cida Félix (PSOL) disputa a prefeitura com a correligionária Raimunda do Minério na vice.
Em Santaluz, o médico e prefeito da cidade, Dr. Arismário (Avante), concorre à reeleição e também declarou ser quilombola.
Na cidade de Senhor do Bonfim, o candidato Rigoberto Batista disputa a prefeitura pelo PRTB.
Matérias Relacionadas
Prefeitura suspende concurso após MP receber denúncias de favorecimento
Justiça Eleitoral retoma atendimento para quem quer tirar ou regularizar o título
Menos de 40 cidades da Bahia buscam recursos federais para o desenvolvimento urbano