Foto Ricardo Stuckert/PR
O Ministério da Saúde (MS), através da ministra Nísia Trindade, reafirmou o compromisso de reconstruir a rede de assistência de saúde do Rio Grande do Sul. O estado foi gravemente afetado por enchentes no mês de maio e teve 97% do território devastado. Nísia esteve, na última quinta-feira (6), no Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, ela visitou a região do Vale do Taquari, uma das mais atingidas pelas chuvas. Essa é a quinta visita da ministra no estado.
“Vivemos o segundo momento da crise climática, humanitária e sanitária que é fortalecer a rede assistencial com atenção máxima e diálogo com os ministérios envolvidos”, garantiu.
A ministra destacou, ainda, que a pasta continuará o monitoramento de vigilância das doenças causadas pelas cheias. “A primeira etapa emergencial foi o resgate de vidas e foram muitos atendimentos realizados pela Força Nacional do SUS”, destacou, em entrevista coletiva.
Em sua fala, Nísia falou sobre a importância do trabalho da Força Nacional do SUS e exaltou os 11 mil atendimentos realizados no Rio Grande do Sul. O Ministério da Saúde mantém quatro hospitais de campanha 24h, além de equipes volantes no estado. “Muitos atendimentos vêm sendo feitos ainda e vamos continuar a apoiar as estruturas de saúde nessa grande emergência”, concluiu.
Fonte-Ministério da Saúde
Matérias Relacionadas
Baiano é preso na Argentina após ser condenado por ataques do 8 de janeiro
Incêndio em hospital deixa 10 crianças mortas e várias feridas
MS divulga novas estratégias para auxiliar estados e municípios na construção de UBS