Foto: Divulgação/GOVBA
A sondagem no solo para as obras da ponte Salvador-Itaparica foi iniciada nesta quarta-feira (21) na capital baiana. O mesmo serviço teve início em janeiro na ilha.
Realizado pela concessionária à frente da construção, operação e manutenção do novo sistema rodoviário, o processo consiste na perfuração para coleta de amostras do solo. Todo o processo de sondagem tem previsão de ser concluído em dezembro de 2024. Já os canteiros de obras começarão a ser mobilizados no início de 2025.
A sondagem iniciada nesta quarta, foi feita em uma área próxima ao terminal do ferry-boat, com uso de uma perfuratriz para obter fragmentos do solo no local onde posteriormente será instalado um pilar da ponte.
De acordo com o governo da Bahia, essa etapa é fundamental para compreender as características do terreno e definir a fundação da estrutura. Posteriormente, tais amostras serão enviadas para um laboratório, onde são feitas análises detalhadas do material.
O atual cronograma de trabalho prevê o início da sondagem no mar após a finalização do serviço em terra. A etapa marítima deve acontecer em março, quando serão utilizadas plataformas nas áreas da Baía de Todos-os-Santos, consideradas águas rasas, com até 10 metros de profundidade.
Foto: Matheus Landim/GOVBA
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/5/N/OY0AvfQTSRmIwmOFPbUQ/pontessaitaparica-fotomatheuslandimgovba3.jpeg)


Matérias Relacionadas
Polícia prende homem de 25 anos suspeito de estuprar mulher após encontro
Coordenador da Defesa Civil de Madre de Deus participa da Cop30 em Belém
Alerta de tempestade com granizo em oito estados brasileiros