Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Com a proximidade do encerramento do prazo para avaliação das condicionalidades de saúde exigidas pelo Programa Bolsa Família (PBF), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, convoca os beneficiários para realizar o acompanhamento dos cuidados básicos de saúde, para a manutenção do benefício.
Esse procedimento faz parte das diretrizes do programa e está relacionado à realização do pré-natal em gestantes, estado nutricional (peso e altura) de mulheres em idade fértil (14 a 44 anos), atualização do cartão vacinal e verificação do estado nutricional (peso e altura) de crianças menores de 7 anos.
A ação segue até o dia 29 de dezembro e não necessita de agendamento prévio. O acompanhamento permite ao poder público identificar algumas das principais situações de vulnerabilidade vivenciadas pelas famílias e, assim, construir diagnósticos sociais e potencializar as ações de enfrentamento.
Todos os postos da capital recebem os beneficiários do Bolsa Família para atualização da condicionalidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. É obrigatória a apresentação de documento com foto, cartão do programa, caderneta da gestante – no caso das grávidas, e cartão de vacinação das crianças.
A vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos, reforça a importância da atualização dos dados e destaca o funcionamento do serviço. “É importante que a população esteja atenta ao cumprimento das condicionalidades para que não ocorra a suspensão do benefício. Fizemos mutirões aos sábados para facilitar o acesso, e nossos postos continuam abertos permitindo o acolhimento dessas famílias. Teremos uma semana mais curta por conta do Natal, mas de terça a sexta da próxima semana estaremos aguardando nossas famílias”, afirmou.


Matérias Relacionadas
Ministro doa sangue e reforça vacinação de gestantes para proteger bebês
Polícia prende homem de 25 anos suspeito de estuprar mulher após encontro
Coordenador da Defesa Civil de Madre de Deus participa da Cop30 em Belém