Foto reprodução
A Bahia registrou mais de 180 tremores de terra em 2023, conforme apontam os dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/Ufrn).
A maioria dos tremores foi registrada em três cidades do norte do estado. Jacobina lidera com 55 tremores, Jaguarari 47 tremores e Curaçá com 19.
De acordo com Aderson Nascimento, coordenador do Labsis, não existe uma razão específica para a região norte da Bahia liderar o ranking de abalos sísmicos. Uma das possíveis explicações são as falhas geológicas na região.
“As falhas geológicas são ativadas e reativadas com frequência, são cicatrizes de atividades geológicas que aconteceram há muitos anos. O nordeste inteiro é o resultado disso”, contou.
Ainda de acordo com Anderson Nascimento, existe atividade mineradora na região, mas não é possível afirmar que a atividade econômica esteja relacionada ao número de abalos sísmicos registrados. “O que a literatura aponta é que toda atividade mineradora precisa ser monitorada”, disse.
Quando sentir um terremoto, proteja-se sob uma mesa resistente e use uma almofada para proteger a cabeça de objetos que caiam.
Se estiver do lado de fora, tente ficar longe de paredes, portões ou qualquer objeto que possa tombar.
Fonte-G1


Matérias Relacionadas
Polícia prende homem de 25 anos suspeito de estuprar mulher após encontro
Coordenador da Defesa Civil de Madre de Deus participa da Cop30 em Belém
Alerta de tempestade com granizo em oito estados brasileiros