Foto reprodução
Salvador, conta com cerca de 5.260 pessoas que estão em situação de rua. A informação foi passada na manhã desta terça-feira (5), ao Bahia Notícias pelo secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães.
O número consta na Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua da capital baiana, feita pela prefeitura e que ainda será oficialmente anunciado.
De acordo com Junior Magalhães, essas pessoas não necessariamente estão dormindo nas ruas nesse momento, mas que vivem e dependem das ruas. “Mais da metade dessa população identificada no censo, dorme em unidades de acolhimento da Prefeitura de Salvador”, informou.
Segundo Magalhaes, com as informações obtidas pelo estudo, será possível realizar ações voltadas especificamente para este público. “Esses são um dos grandes problemas sociais da humanidade. Grandes centros vivem essa realidade, e nós temos essa realidade, infelizmente. Temos um número, um diagnóstico, temos até inclusive os motivos que levam uma pessoa para a situação de rua. São coisas que precisam ser estudadas para ver quais políticas efetivas a gente pode ofertar para essa população”, ressaltou.
O último Censo Oficial aconteceu em 2009. O programa ‘Salvador Cidadania’ foi desenvolvido pela então Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), em parceria com o Ministério Público Estadual e a Fundação José Silveira, e contabilizou, na ocasião, 2.076 moradores de rua em Salvador, sendo que a maioria deixou suas casas por conta da fragilização extrema dos vínculos familiares.
Matérias Relacionadas
Carro da Coelba capota durante serviço no interior baiano
Mulher é agredida com ácido no rosto em bairro de Salvador
Explosão em fábrica da Braskem em Camaçari provoca incêndio