Tensão entre Venezuela e Guiana faz Brasil intensificar defesa na fronteira

Foto reprodução

O Ministério da Defesa, afirmou na quarta-feira (29) que o Brasil reforçou a presença militar na região Norte devido a tensão entre Venezuela e Guiana que se intensificou. Os países disputam a região de Essequibo desde 1899 e para este domingo (3) o presidente Nicolás Maduro marcou um referendo em que a população deverá decidir se o território será anexado.

“O Ministério da Defesa tem acompanhado a situação. As ações de defesa têm sido intensificadas na região da fronteira ao Norte do país, promovendo maior presença militar”, afirmou a pasta que hoje é comandada por José Múcio. O reforço acontece na cidade de Pacaraima, em Roraima, a qual faz fronteira com o território venezuelano e principal entrada de cidadãos que fogem da crise econômica enfrentada no país vizinho.

A tensão entre os países se intensificou após a descoberta de  campos de petróleo por uma companhia americana, a ExxonMobil, em 2015. Equessibo tem um território de 160 mil km², o que corresponde a dois terços da Guiana, ou seja, 74%. O país tem hoje uma reserva de 11 bilhões de barris de petróleo.