Foto: Divulgação/Sesab
A Bahia voltou a fazer transplante de coração após dois anos. Uma paciente de 49 anos, natural de São Felipe, que aguardava há uma semana na fila por um transplante, recebeu um novo coração e uma nova chance de continuar vivendo, na quarta-feira (4).
Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o transplante foi realizado no Hospital Ana Nery, em Salvador, e foi viabilizado graças a doação realizada por familiares de um paciente de 29 anos, vítima de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), que estava internado no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana.
Para o transporte do órgão doado, a equipe do Hospital Clériston Andrade contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizou a escolta da ambulância que levava o coração até o Hospital Ana Nery, onde o transplante pode ser realizado em tempo hábil.
A Sesab informou que todo o procedimento precisa acontecer em quatro horas, tempo máximo que o coração pode ficar armazenado.
A paciente transplantada foi acompanhada pelo Ambulatório de Insuficiência Cardíaca do Ana Nery, onde realizou uma série de exames para, assim, se tornar apta para a cirurgia.


Matérias Relacionadas
Ministro doa sangue e reforça vacinação de gestantes para proteger bebês
Polícia prende homem de 25 anos suspeito de estuprar mulher após encontro
Coordenador da Defesa Civil de Madre de Deus participa da Cop30 em Belém