Uma pescaria realizada em Itapuã, na orla de Salvador, na quinta-feira (20), resultou na captura de 4,2 toneladas de peixes. Os animais pescados são da espécie Xaréu e Guaricema.
Mais de 30 pescadores participaram da ação na praia na Praia da Sereia, próximo a uma região conhecida como Canoeiros, em Itapuã.
Segundo pescadores, mais de 1400 peixes foram puxados com uma rede, o que teria rendido as mais de quatro toneladas. Eles afirmaram que a pescaria costuma ser farta nessa época do ano.
A equipe do g1 conversou com o biólogo e professor da Universidade Federal de Alagoas, Cláudio Sampaio, que destacou que uma mistura de fatores pode ter ajudado na pescaria, como o fenômeno conhecido como “período escuro”, a lua nova, que atrai os animais para costa.
O biólogo também salientou a importância de examinar os animais, pois alguns podem estar em agregações reprodutivas ou alimentares, quando formam grandes cardumes para desovar ou comer pequenos peixes.
Os comerciantes não souberam informar o valor que a pescaria rendeu com as vendas, mas destacaram que registraram uma queda no valor do peixe por causa da demanda.
G1
Matérias Relacionadas
Carro da Coelba capota durante serviço no interior baiano
Mulher é agredida com ácido no rosto em bairro de Salvador
Explosão em fábrica da Braskem em Camaçari provoca incêndio