Baleia encalha novamente em praia na RMS

Foto Reprodução redes socias

Moradores de São Francisco do Conde, cidade da Região Metropolitana de Salvador, filmaram uma baleia encalhada na praia do Caípe, próximo a Refinaria de Mataripe, neste domingo (16).

Em um vídeo feito por uma pessoa que esteve no local, dá para ver o mamífero na areia e um líquido sai dos olhos dele. Preocupado, o morador chegou a acreditar que a baleia estava chorando. “Dá até para ver as lágrimas da bicha caindo”, diz o homem nas imagens.

No entanto, após análise das imagens, um biólogo explica que não foi isso que aconteceu. Em entrevista ao iBahia, Victor Bandeira, que também é coordenador do Projeto Baleias Soteropolitanas, contou que, na verdade, o líquido é um óleo produzido por glândulas nos olhos das baleias para lubrificação.

“A gente tem essa glândula lacrimal no canto do olho e tem o ducto nasolacrimal. Os cetáceos [nome científico usado para classificar os mamíferos marinhos], quando começam a desenvolver na fase embrionária, eles têm esse ducto. Depois, nos adultos, eles se tornam não funcionais. Então, ele não produz lágrima. Mas ele tem uma glândula na pálpebra que produz um óleo, que é para lubrificar o olho contra ressecamento”, disse o biólogo.

Segundo o especialista, o vento e outros fatores aos quais a baleia foi exposta podem ter contribuído para que ela produzisse o óleo. “Como ela está na terra, aí tem vento e tudo mais, isso acaba ressecando os olhos. Então, produz esse óleo para proteger o globo ocular mesmo”.

O animal ficou encalhado na praia até o início da tarde, quando a maré subiu e o levou. Não há informações ainda de qual o tamanho exato e nem o sexo da baleia. Porém, conforme informações de moradores, essa seria pelo menos a terceira vez que esse mamífero encalha na região.

Fonte-iBahia