Foto reprodução
Uma baleia de 10 metros de comprimento ficou encalhada na localidade de Passé, distrito de Candeias na Região Metropolitana de Salvador, na manhã de sábado (8). Ela retornou ao mar aberto com o apoio de equipes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) da Polícia Militar, apoiados por integrantes da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil e dos Institutos do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Baleia Jubarte.
Pescadores que navegavam pela ilha acionaram os PMs ao perceber a baleia próxima a costa, encalhada em um banco de areia, nas proximidades da Refinaria Landulfo Alves.
A major Érica Patrícia, comandante da unidade, contou que ao saber da ocorrência, policiais do 4º Pelotão Náutico (Loreto) da Coppa se prepararam e, com uma lancha e um jet-ski, ajudaram a baleia a voltar ao mar.
“A agitação da embarcação e o barulho dos motores foram técnicas que utilizamos para que ela saísse daquela situação. Ela conseguiu sair e retornar para o mar aberto”, detalhou.
A major contou também que o trabalho exigiu atenção para que o bicho, recém chegado da Antartidá para a temporada de reprodução, não se estressasse.


Matérias Relacionadas
Com sinais de embriaguez, motorista bate carro em postes e deixa mulher de 32 anos morta
Rodoviário é assassinado a tiros em Simões Filho na RMS
Coordenador da Defesa Civil de Madre de Deus participa da Cop30 em Belém