Foto Arquivo Pessoal/ Arla Coqueiro
As celebrações do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia acontecem neste domingo (02), em Salvador. Os festejos do 2 de julho marcam a independência do Brasil que aconteceu na Bahia em 1823, quando soldados baianos lutaram para expulsar algumas tropas portuguesas que ainda estavam no país. Depois do ato, o 2 de julho passou a ser uma data consagrada na Bahia, sendo feriado em todo o estado, além de ter uma programação dedicada a data.
Neste ano, a programação especial oficial do festejo conta com atividades cívicas, artístico-culturais e pedagógicas, além de apresentações musicais e shows.
A programação do festejo se inicia às 08h com a cerimônia cívica de Hasteamento das Bandeiras por Autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil, no bairro da Lapinha.
Depois do ato, as autoridades prestam homenagens ao General Labatut; entregam os carros emblemáticos dos caboclos e executam o hino ao 2 de Julho pela Banda de Música da Marinha do Brasil.
Às 9h, é iniciado o Cortejo Cívico do 2 de Julho com participação do Museu Vivo na Cidade, cortejos de autoridades e partidos políticos, Caboclos de Itaparica, fanfarras municipais, estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, Grupos Populares, entre outros. O cortejo sai do bairro da Lapinha e percorre até o bairro do Pelourinho, centro histórico de Salvador.
A programação do 2 de Julho se encerra com o show Especial da banda BaianaSystem, com participação especial de Lazzo Matumbi, Raquel Reis, Claúdia Manzo, Liz Reis, Elivan Conceição, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica e Vandal. A apresentação será às 19h no Palco Praça Visconde de Cairu.
Fonte-BN
Matérias Relacionadas
Carro da Coelba capota durante serviço no interior baiano
Mulher é agredida com ácido no rosto em bairro de Salvador
Explosão em fábrica da Braskem em Camaçari provoca incêndio