O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 começa no próximo domingo (13), com a prova de redação, além das provas de linguagens e ciências humanas. Ao todo, cerca de 3,4 milhões de estudantes terão cinco horas e meia para responder a todas as questões e fazer o texto.
As notas da redação variam de 0 a mil e vale lembrar, que os candidatos que zeram a prova não podem participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, ou o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza na internet a cartilha do Enem 2022 que explica os critérios de correção e traz exemplos de redações que receberam a nota máxima para ajudar os estudantes na preparação para o exame.
As redações do ENEM são avaliadas em cinco competências, cada uma valendo 200 pontos. As competências são:
- demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema
- selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- elaborar proposta de intervenção para o problema abordado.
- A segunda etapa de provas do ENEM 2022 acontecerá no domingo (20). Na oportunidade, os candidatos farão provas de matemática e ciências da natureza.Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante. Os portões abrirão ao meio-dia e se fecham às 13h. As provas terão início às 13h30 e vão até às 19h neste primeiro domingo. No segundo terminam às 18h30.
- Fonte-Em Pauta
Matérias Relacionadas
Baiano é preso na Argentina após ser condenado por ataques do 8 de janeiro
MS divulga novas estratégias para auxiliar estados e municípios na construção de UBS
Ministra vota a favor de manter Robinho preso