A Polícia Rodoviária Federal na Bahia, registrou um aumento de 52% nas apreensões de maconha durante o primeiro semestre de 2021 nas rodovias federais que cortam o Estado.
Somente nos primeiros seis meses do ano, os PRFs foram responsáveis pela apreensão de 5 toneladas e 700 quilos de drogas, que provocaram prejuízos de milhões de reais ao narcotráfico. Os números apresentados entre janeiro e junho, registram um aumento de 52% no volume de maconha apreendido (5,3 toneladas), quando comparado ao mesmo período de 2020 (3,5 toneladas).
A retirada de circulação desse tipo de droga representa um impacto financeiro de R$ 5,3 milhões de prejuízo para as organizações criminosas. Já cocaína foram 302 quilos apreendidos. A pasta base de cocaína pode também ser convertida em pó o que faz triplicar o lucro dos traficantes. As apreensões de anfetaminas alcançaram 2.913 unidades.
Os dados apontam um acréscimo de 288% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram apreendidos 751 comprimidos. Essas substâncias conhecidas por ‘rebite’ são utilizadas pelos motoristas para diminuir o sono e dirigir por mais tempo na estrada, conduta perigosa que pode ocasionar acidentes graves, por isso, a PRF estará sempre coibindo com muito rigor tal prática. Destaque também para a apreensão de 2.440 comprimidos de ecstasy.
Durante o primeiro semestre de 2021, foram registradas pela PRF BA 62 ocorrências relacionadas a crime de tráfico de drogas e 81 pessoas foram presas.
Fotografias/fonte: PRF-BA
Matérias Relacionadas
Mulher é agredida com ácido no rosto em bairro de Salvador
Principal líder do tráfico é preso novamente em Porto Seguro
Mãe de jovem que desapareceu em ferro-velho diz estar sendo ameaçada por telefone